A médica infectologista, a doutora Clarissa Cerqueira, realizou o alerta para um possível surto de botulismo, doença causada por bactéria, na ingestão de mortadela de frango no estado da Bahia. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (24), a médica afirmou que duas pessoas já morreram por conta da contaminação.
Segundo ela, há seis casos suspeitos ao redor do estado, sendo cinco já confirmados, com dois óbitos. A médica afirmou que três pessoas contaminadas realizaram o consumo da mesma marca de mortadela.
Veja o vídeo:
“Desses cinco casos, quatro evoluíram com gravidade, resultando em dois óbitos. Dos cinco, três relataram consumo de mortadela na mesma marca, outro não soube dizer a marca e evoluiu a óbito e não temos informação sobre consumo de mortadela”, disse Cerqueira.
De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, parte desses casos foram localizados nos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim.
A transmissão da doença ocorre pela ingestão de alimentos contaminados pela toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. De acordo com a doutora, processos de produção e conservação inadequados podem colaborar para a proliferação da bactéria nos alimentos.
SINTOMAS
Segundo o Ministério da Saúde, a toxina botulínica afeta o controle motor e, por essa razão, pode levar a diversas complicações. Ela pode levar à insuficiência respiratória, que, no geral, é a forma mais comum de morte causada por botulismo. Outras complicações podem incluir:
Dificuldade para falar
Dificuldade para engolir
Fraqueza de longa duração
Fadiga
Pneumonia por aspiração e infecção
Problemas no sistema nervoso em geral
Ao Bahia Notícias, a Sesab confirmou a informação sobre os casos nos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim e disse que, neste anos, há cinco casos de botulismo confirmados e um sob investigação. Além disso, informou que os dois óbitos causados pela doença ocorreram em Campo Formoso e em Salvador.
Fonte: Bahia Notícias